Diferentes povos da América
Introdução:
A Colonização da América Portuguesa pode ser divida em três períodos, são eles: Período Pré-Colonial, que vai de 1500 à 1530, o Período Açucareiro, que vai de 1532 à final do século XVII, e por último, o Período da Mineração, que se inicia no final do século XVII e início XVIII. Nesta postagem, você aprenderá sobre o primeiro período desta Colonização, denominado de Período Pré-Colonial.
Parte I
Período Pré-Colonial (1500 - 1530)
A armada de Cabral saiu de Portugal em busca de um novo caminho para as Índias, onde chegou ao Brasil em 1500, onde tomou posse da terra em nome do rei de Portugal.
Quando os portugueses chegaram aqui no Brasil, o território já estava habitado pelos indígenas.
O interesse de Portugal era ouro e prata, ou seja, metais preciosos, e isso eles não acharam de imediato no território brasileiro, pois só vão encontrar no final do século XVII e início do século XVIII. Porém quando chegaram no Brasil, existia aqui a árvore Pau-Brasil (uma árvores rica) que gerava grandes lucros para a coroa portuguesa, pois dela saía uma tinta vermelha que servia para tingir tecidos da nobreza e também a medeira era utilizada para fabricar móveis para a nobreza, o que gerava grandes lucros e valor comercial para a coroa, que é Portugal.
O Pau-Brasil era explorado através do escambo, no qual os indígenas forneciam a mão-de-obra para a corte e transporte da madeira em troca de pouco valor para os portugueses. (Então podemos ver que durante o período pré-colonial que vai de 1500 à 1530 a economia da colônia era a extração e exportação do Pau-Brasil e que a mão-de-obra utilizada para esta atividade era a indígena, ou seja, os nativos que aqui estavam quando os portugueses chegaram em 1500).
Logo tempos depois, com a notícia que correu em toda a Europa sobre a nova terra descoberta por Cabral, os franceses que dependiam da importação de produtos orientais, passaram a frequentar o litoral brasileiro a partir