Diferenciação de ácidos Oxidantes
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA I
PROFESSOR: JANAÍNA DA SILVA CRESPO.
ACADÊMICOS: LÍVIAN, PATRICIA.
BANCADA: 3
OBTENÇÃO DO SULFATO DE COBRE (II) PENTAIDRATADO
CAXIAS DO SUL, 30 DE MAIO DE 2008
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Utilização do Sulfato de Cobre II
O Sulfato de Cobre é obtido pela ustulação (processo piro metalúrgico, no qual o metal é extraído dos seus sulfetos (minérios) mediante aquecimento. Este aquecimento pode levar à formação de sulfatos ou óxidos, dependendo das condições termodinâmicas previstas no diagrama de estabilidade termodinâmica (diagrama de Kellog), basicamente as pressões parciais de O2 e S2) do sulfeto de cobre e posteriormente com o ácido sulfúrico. Apresenta-se sob a forma de cristais azuis em paralelepípedos oblíquos. Perde sua água de cristalização a cerca de 200ºC, transformando-se no sulfato de cobre anidro (CuSO4), pó branco, muito higroscópico (propriedade que possuem certos materiais de absorver água), que se torna instantaneamente azul ao contato da menor quantidade de água.
O sulfato de cobre II é um composto de cobre de grande importância industrial, sendo empregado na agricultura, na purificação da água e como conservante da madeira, em tinturaria, como mordente, e na estampagem de algodão. Usado também como desumidificante em embalagens de artigos e em ambientes que requerem proteção contra a umidade, pois é higroscópico.
O Sulfato de Cobre é empregado em galvanoplastia, um tratamento de superfície que consiste em depositar um metal sobre outro, através da redução química ou eletrolítica para proteção, melhor condutividade e melhor capacitação para se soldar sobre a superfície tratada. Outras aplicações são: para melhorar a aparência, aglutinar partículas não condutoras à camada eletrodepositada, resistência ao atrito, melhorar a dureza superficial, entre