Diferenciando ideias de Oportunidades
Identificando e Diferenciando
No século presente o mundo dos negócios tem se mostrado bastante competitivo, e tentar se destacar como um empreendedor de sucesso requer dedicação, competência e ousadia, porém muito mais importante, é a bagagem de conhecimento científico e de estudos de casos do mercado em questão.
Estar preparado e saber identificar as oportunidades são pontos que irão direcionar o novo empreendedor ao sucesso, mas para isso não deve existir receios, quaisquer inseguranças ou dúvidas.
1.1. Identificando uma ideia
Por varias vezes em nossa rotina sempre percebemos a falta de algo. Com o pensamento efervescente que nos direciona a refletir de como suprir nossas necessidades em certos momentos ou algumas ocasiões especiais, nesse sentido, alguns percebem indiretamente um mercado precário e limitado, no qual a ausência de tal produto ou serviço nos leva a observar que a carência dos mesmos naquela região poderia ser uma boa oportunidade de negócio, isso é ter uma ideia. Abrir um negócio poderia vir a gerar ganhos, mas antes deveríamos ter o conhecimento se seus serviços e que produtos seriam aceitos naquela região ou seu negócio iria por água a baixo.
“O fato de uma (sic) idéia ser ou não única não importa!” (DORNELAS,
2002).
Dornelas (2002) evidencia que as ideias surgem a todo o momento por todos nós, diante disso surge uma dúvida comum sobre as ideias de negócios, o tradicional mito de que elas deveriam ser únicas. A originalidade da mesma, a sua exclusividade, nunca teve importância dentro desse contexto, à
5
manipulação da ideia que é importante, seja ela única ou um empreendimento que já exista. O modo como o empreendedor molda-a, o método como ele implanta diferentes características e transforma-a em um produto, serviço, negócio é que fará a diferença.
(...) (sic) Idéias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com