Diferen As Geracionais
A geração conhecida como “Boomers”, formada ao término da Segunda Guerra Mundial, tinham como valores dominantes a disciplina, hierarquia e respeito aos mais velhos. Acreditavam que a realização profissional estava atrelada a empregos duradouros.
A próxima geração, conhecida como Geração X, proveniente de um movimento a favor da paz e do movimento hippie, valoriza a flexibilidade, estilo de vida equilibrado, a fidelidade às empresas onde trabalham e buscam a estabilidade através do esforço próprio e meritocracia.
A Geração Y foi influenciada pelo mundo da tecnologia. Essa geração acredita que o comando e a hierarquia não fazem sentido, pois todos devem participar das decisões. Os profissionais dessa geração, caracterizados como multitarefas e inovadores, são conhecidos por serem ansiosos, pois querem velocidade para obter novos desafios, para mudar de emprego, e para ter sucesso na carreira.
Atualmente, é comum nas empresas, equipes formadas por profissionais das diferentes gerações, com valores e competências diferentes. Para que os conflitos sejam diminuídos é necessário que a empresa entenda essas diferenças e seja flexível para continuar sendo atrativa para os profissionais de diferentes gerações.
Equipes com diferenças geracionais podem trazer diversos benefícios para a empresa, por misturarem perfis e habilidades diferentes, como por exemplo, mesclar profissionais com sabedoria, experiência, maturidade e que pensam no longo prazo com profissionais mais enérgicos e inovadores, podem gerar resultados positivos, pois dessa forma os problemas e oportunidades são analisados por diferentes gerações que possuem diferentes opiniões e diferentes modos de análise e solução.
Os conflitos também poderão acontecer devido às grandes diferenças entre esses profissionais, e os mesmos devem ser compreendidos e aproveitados pelo