Dietas da moda
O objetivo desta pesquisa é demonstrar, através de um documentário, o quanto dietas sem fundamento cientifico, como a Dieta da Sopa, foram aderidas pela nossa sociedade e os danos que estas podem causar à saúde dos adeptos que em sua maioria estão preocupados apenas em perder peso de forma fácil e rápida. Este estudo foi desenvolvido tendo como base pesquisa bibliográfica sobre o tema.
A mídia é uma das principais fontes que induz os indivíduos ao erro, mostrando conceitos inadequados a respeito da saúde, favorecendo o aumento de dietas impróprias e inadequadas para o ponto de vista nutricional. É necessária a compreensão dos seguidores que, uma redução alimentar com perda de peso em curto período de tempo é considerada imprópria e insuficiente, pois futuramente pode não atingir o sucesso na manutenção do equilíbrio corporal desejado, além de vários transtornos alimentares como a anorexia, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar dentre outras.
Das várias dietas utilizadas, uma das mais populares é a da sopa, podendo ser aderida como uma fonte de desintoxicação, além de uma perda de peso acessível e acelerada, cerca de 5 a 9 kg por semana. Importante esclarecer que mesmo com a presença de vitaminas, mineiras, fibras provenientes das verduras e legumes, ela é pobre em proteínas, carboidratos e gorduras contrariando os princípios de alimentação saudável e equilibrada.