dieta
É a fase mais restritiva: o objetivo é não ultrapassar a marca de 20 g de carboidrato por dia (leia os rótulos dos produtos industrializados para controlar a quantidade). Essa conta não inclui as verduras e os legumes permitidos, que contêm quantidades de carboidratos não significativas. A Fernanda fez a primeira fase por sete meses, pois queria emagrecer muito e com velocidade, explica o Dr. Serfaty.Tempo de permanência: de 1 a 3 meses.
Alimentos:
Carnes: bovinas magras, peixes e aves. Embutidos: presunto, peito de peru, chester, queijos amarelos, requeijão, ricota e Polenguinho®.Óleos: azeite de oliva e óleo de canola. Verduras e legumes: em geral, exceto batata, inhame, aipim, beterraba, cenoura, milho, lentilha e feijão.Conservas: alcaparra, aspargo, azeitona, cogumelo, palmito e picles.Bebidas sem açúcar: chás naturais, chás gelados diet, suco de tomate, café.Doces: chiclete diet e gelatina diet.Leite: 1 copo de 250 ml por dia.Frutas: 1 porção por dia, exceto banana, uva, jaca e fruta-do-conde.Outros: Creme de leite light e leite de coco. Farinha de linhaça e de gergelim à vontade.
2ª fase
Nesta etapa, a quantidade de consumo de carboidratos aumenta para 40 g por dia. Fica bem mais fácil. Além dos legumes da lista da primeira fase, que podem ser consumidos à vontade, agora entram os alimentos integrais que saciam a fome por mais tempo. Você deve acrescentar aos alimentos da primeira fase uma opção de cada um desses grupos abaixo por dia, na quantidade indicada.Tempo de permanência: de 2 a 4 meses.
Alimentos:
Pães e similares: pão de forma (1 fatia), torrada integral (3 fatias).Leite e derivados: leite desnatado (1 copo), leite de soja (2 copos), iogurte light e coalhada (1 pote), sorvete sem açúcar (2 bolas).Doces: chocolate diet (25 gramas), paçoca diet (1 unidade), doce em compota diet (1 colher de sopa), pudim, musse ou creme diet (1 taça), geleia diet (2 colheres de sopa).Frutas oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, pistache,