dieta
Nutrientes essenciais a uma dieta: Os carboidratos fornecem energia para a atividade física, gerando calor e crescimento e restaurando os tecidos corporais. As principais fontes de carboidratos são o açúcar (doces, hortaliças e leite), os cereais e os grãos, portanto, são encontrados nas frutas, mel, sucrilhos, aveia, granola, arroz, feijão, milho, pipoca, farinhas, pães, bolos e demais massas. Estes alimentos são divididos em dois grupos: simples e complexos. Carboidratos simples são os açúcares e carboidratos complexos são os amidos e os glicogênios (encontrados nos músculos e fígado).
As proteínas formam o corpo, elas constituem os músculos, fluidos e anticorpos, e fortalecem o sistema imunológico. As proteínas são encontradas principalmente nas carnes, ovos, laticínios e leguminosas. Como cada alimento possui particulares tipos de aminoácidos, é fundamental que o indivíduo tenha uma alimentação balanceada para que ocorra a ingestão de diferentes tipos de proteínas.
As gorduras são necessárias para o bom funcionamento do corpo. Dentre diferentes funções, podemos citar as vitaminas que são solúveis por meio dos lipídios (vitaminas lipossolúveis): A, D, E e K. Mas é necessário analisar qual tipo de gordura ajuda o organismo (monoinsaturada, poli-insaturada) ou prejudica (trans., saturada).
As insaturadas, em geral líquidas à temperatura ambiente, elevam o nível das lipoproteínas de alta densidade no sangue (HDL ou "colesterol bom") e reduzem o nível de lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL, ou "colesterol ruim"). Isso previne a formação da placa de gordura no interior das veias e artérias, que pode causar hipertensão arterial, infarto ou derrame cerebral.
As gorduras trans são moléculas modificadas a partir de ácidos graxos insaturados, ou seja, são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes em grande parte dos alimentos