dieta x cárie
Efeitos sistêmicos (dado pela nutrição)
Efeitos locais (dado pela dieta)
Obs. Os fatores essenciais (que são fatores modificadores da carie dental) da cárie dentária são: dieta (o substrato cariogênico), tempo, microbiota, microflora, hospedeiro e dente. Não é qualquer dieta que desenvolve a cárie, você tem que ter o substrato susceptível (sacarose);
A cárie é uma doença infectocontagiosa, na qual tem uma desmineralização provocada por um ácido que tem ph. O ph normal da boca é 7, num ph inferior a 5, é o período crítico do desenvolvimento da cárie e cada vez que você mastiga um alimento o ph abaixa, e dependo de quantas vezes o ph abaixa mais e demora a voltar ao normal.
A doença cárie, ela é crônica, então quando você tem o ph crítico você está mais sujeito a ter a doença, o ph fica alterado e volta normalmente em torno de 20 a 30 minutos se tiver uma quantidade de mutans equilibrada, por causa da saliva, pela capacidade de tamponar esse meio ácido.
Se você tiver um ph muito baixo, mais baixo que 4, a saliva perde essa capacidade dela de tamponamento, então se eu tenho uma doença que é causada por substrato, microflora/microbiota e tempo, se eu tirar qualquer um desses fatores essenciais, eu não vou ter a doença.
Agora eu consigo aumentar a resistência do hospedeiro com Fluorterapia, diminuindo a ingestão de sacarose e consigo minimizar a quantidade de microorganismos através de higiene dental. O gênero, a raça e condição social são fatores modificadores, o sexo feminino tem uma ligeira tendência a ter o índice de cárie maior porque além da mulher ter uma precocidade e uma enzima tem necessidade de consumo maior, a raça negra em termos da composição dentária tem uma incidência menor de cárie, pessoas de condição sócio econômica baixas têm menos acesso a dentista do que aquela que tem uma condição melhor.
Estudos Epidemiológicos
HOPEWOOD HOUSE
VIPEHOLM
TURKU
HOPEWOOD