Dieta Detox
Chá detox: ele vai melhorar a digestão, a queima da gordura e a eliminação das toxinas. O preparo é simples: ferva quatro a cinco copos de água pela manhã. Adicione meia colher de chá de sementes de cominho, de coentro e de erva-doce e continue a ferver por mais cinco minutos. Coe, coloque numa garrafa térmica e tome pequenas quantidades durante todo o dia, principalmente depois das refeições.
— O segredo é fazer um novo chá a cada manhã — ensina José Luiz. — Se por acaso a bebida ficar muito forte, coloque apenas um quarto de uma colher de chá de cada semente, mantendo a mesma quantidade de água.
Almoço reforçado: um dos preceitos da dieta ayurvédica é comer 50% das calorias do dia no almoço, considera pelos seguidores dessa filosofia indiana a refeição mais importante do dia.
— Esta é a hora em que o sistema digestivo está funcionando a todo vapor. No jantar, deve-se ingerir o menor número possível de calorias e sempre até as 19h — diz José Luiz.
Segundo Cláudia Cabral, terapeuta do Equilibrium Spa da Mente, também é recomendável dividir o estômago em três partes: uma parte de comida (essa quantidade deve dar nas duas palmas das mãos juntas), uma de líquido (de preferência morno e nunca gelado) e uma parte vazia, deixando espaço para o trabalho digestivo.
Massala: segundo a dieta ayuvérdica, um dos segredos para que se coma pouco é colocar os sabores doce, salgado, amargo, ácido, adstringente e picante numa única refeição. Juntos, eles ajudam na digestão, na absorção adequada e na queima de gordura. Para garantir a presença de todos esses sabores, use a “massala”, um mix de especiarias que tempera sopas, legumes ou qualquer outra refeição.
Ingredientes: 1 colher (sopa) de cominho em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de semente de coentro em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de gengibre em pó / 1 e 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída / 1 colher (chá) de canela em pó / 1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó / 1/2 colher (chá) de