Diesel
Sendo derivado do petróleo, esse combustível é constituído de hidrocarbonetos, nitrogênio e oxigênio com baixas concentrações de enxofre. É um liquido inflamável, tóxico, volátil e límpido.
Advindo da refinação do petróleo, o óleo diesel é formulado através da mistura de diversos componentes como nafta pesada, diesel leve/pesado, querosene, gasóleos, etc., provenientes das diversas etapas de processamento do óleo bruto.
A partir do refino do petróleo obtém-se pelo processo inicial de destilação atmosférica, entre outras, as frações denominadas de óleo diesel leve e pesado, básicos para a produção de óleo diesel. A elas podem ser agregadas outras frações como o querosene, a nafta e o gasóleo leve de vácuo resultando no produto conhecido como óleo diesel.
Tipos de óleo diesel
A Petrobrás fornece três tipos de óleo diesel, sendo eles comercializados conforme a demanda de mercado:
2 Diesel automotivo
Utilizado em motores diesel e instalações de aquecimento de pequeno porte.
2.1 Diesel tipo metropolitano
Possui no máximo 0,5 % de enxofre (500 ppm). É utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação e condições climáticas que não favorecem a dispersão dos gases, resultantes da combustão do óleo diesel, necessitando de maior controle das emissões. onde os níveis de poluição do ar são mais acentuados. A utilização deste combustível apresentou imediatamente uma considerável redução nas emissões de dióxido de enxofre.
2.2 Diesel tipo inverno
Projetado para temperaturas abaixo de zero. Com isso impede o entupimento dos filtros de motores a diesel em temperaturas muito baixas, dispensando a mistura de produtos anticongelantes. Comercializado durante os meses de inverno na região sul do país mantém sua boa fluidez, garantindo com isso a partida do motor diesel a baixas temperaturas ambientes.
2.3 Diesel tipo interior
Disponibilizado em todas as