Diencéfalo
É formado por tálamo, hipotálamo, epitálamo, subtálamo, terceiro ventrículo e estruturas associadas.
Tálamo:
Modulação cortical
Uma grande quantidade de informações sensitivas provenientes de todos os tipos (exceto o olfato) converge para o tálamo, onde são integradas através das conexões entre seus núcleos.
Funções:
- Sensitivas, porque recebe as aferências sensitivas da somestesia, além dos sentidos da visão, audição e paladar.
- Motoras, recebe as modulações de movimentos vindas do cerebelo e núcleos da base.
- Comportamento emocional, contém núcleos que fazem parte do sistema límbico.
A maior parte dos núcleos do tálamo possui conexões recíprocas com o córtex através dos feixes de fibras denominado de radiações talâmicas, que fazem parte da cápsula interna.
Divisões do tálamo:
- Núcleos do grupo anterior: principais conexões: fascículo mamilotalâmico (aferente1) e córtex do giro do cíngulo (eferente). Relacionam-se, devido suas conexões ao comportamento emocional e à memória. São parte do Sistema Límbico.
- Núcleos do grupo lateral: dividem-se em subgrupos (dorsal e ventral). Dentro do próprio subgrupo ventral ainda existem divisões, cada parte representada por um núcleo.
VA = ventro-anterior, recebe aferência dos núcleos da base e projeta-se para o córtex pré-motor. Motricidade somática: na iniciação e planejamento de movimentos.
VL= ventro-lateral: conecta núcleos da base, cerebelo e córtex motor primário, sendo uma via cerebelo-tálamo-cortical. Modulação o coordenação de movimentos
VPL= ventral póstero-lateral, das vias sensitivas, recebe os lemniscos medial (tato epicrítico, sensibilidade vibratória e propriocepção consciente do corpo) e espinal (dor, temperatura, pressão e tato não discriminativo do corpo), projetando suas fibras para o córtex do giro pós-central (área somestésica primária).
VPM = Núcleo ventral póstero-medial, das vias sensitivas, recebe aferência pelo lemnisco trigeminal (sensibilidade somática