Diego Jordao
O processo de fidelização de clientes vem decorrer do tempo, onde os vendedores tem a maior influencia de negociação com os clientes, cujo relacionamento deixa de ser apenas comercial e vira pessoal. Deve se perguntar como conseguir isso? Isso se conquista com intimidade, sacrifício, honestidade e com sempre o bom humor.
Fidelização com o cliente traz uma vantagem enorme no mercado de trabalho, pois faz com o cliente compre sempre na sua empresa sem ter que consultar e/ou comparar preços do concorrente.
Um cliente fiel sempre atrairá outro cliente fiel, já que o maior e melhor marketing que existe é a propaganda de boca-em-boca.
A maioria dos clientes não procura apenas ter o produto para consumir ou revende-los, etc. Procuram uma empresa para poder ter livres negociações sobre o produto e principalmente ter futuros negócios apenas com ela.
Os seguintes itens detalham o processo de fidelização e retenção de clientes: Identificar os clientes: é impossível estabelecer uma relação com alguém que não se pode identificar. Desta maneira, é extremamente importante conhecer os clientes individualmente, com o maior número de detalhes possível e também ser capaz de reconhecê-los em todos os pontos de contato.
Diferenciar os clientes: a diferenciação dos clientes é importante para se priorizar os esforços e aproveitar o máximo possível da relação conquistada com os clientes certos, os clientes podem ser diferenciados de duas maneiras: pelo nível de valor para a empresa e pelas necessidades que têm de produtos e serviços da empresa. Assim, uma vez tendo identificado seus clientes, é possível personalizar o comportamento da empresa, baseado nas necessidades individuais de seus clientes.
Interagir com os clientes: a interação com os clientes é primordial para o sucesso da estratégia de fidelização. A empresa deve melhorar suas interações com os clientes e não somente buscar a forma mais barata e automatizada de interação, mas