Didática
O Programa de Aprendizagem da Disciplina corresponde com o planejamento anual e é o documento que deve conter a maioria das decisões pré-ativas importantes tomadas pelos professores com influência em longo prazo no estudante. Essas decisões são tomadas relativamente cedo, no inicio do ano letivo, mas devem contar com a participação dos alunos e resultam em uma série de condições que exercem uma importante influência sobre as possibilidades de tomada de decisões posteriores (GAUTHIER et. al., 1998).
O Programa de Aprendizagem da Unidade corresponde com o planejamento por etapas, por unidades e por semanas e se trata de um documento que ocupa uma posição intermediaria entre o Programa de Aprendizagem da Disciplina e da Aula. É um pouco mais específico e detalhado que o Programa da Disciplina, mas não chega ao nível de minúcia do Programa da Aula. Ele sistematiza e organiza a disciplina com base em assuntos ou temas que guardam entre sim estreita relação do ponto de vista do conteúdo.
O Programa de Aprendizagem da Aula corresponde com o planejamento diário e implica a seleção e a gestão do material e das atividades dentro da estrutura estabelecida por essas decisões em longo prazo. Por esse motivo, pode ser considerado como uma espécie de implementação prática do Programa de Aprendizagem da Disciplina e da Unidade. Ele especifica as realizações diárias para a concretização dos programas anteriores.
Sendo assim, fica evidenciado que a simples elaboração do Programa da Disciplina não é suficiente para dar conta da organização de tudo o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. O Programa da Unidade e, sobretudo, o Programa da Aula, são fundamentais.