Didática
Johann Friedrich Herbart
Tema do trabalho
O trabalho está sendo apresentado com base na biografia do Johann Friedrich Herbart , abordado na aula de Didática I.
Professora: Adriana Machado
Turma: 6BPDA
O método de ensino herbartiano construída em 5 passos, para a excelência no aprendizado:
● Preparação: O professor faz com que a criança recorde o que já sabe e utiliza este conhecimento como porta de entrada para um novo conteúdo.
● Apresentação: Após trazer ao presente as lembranças do aluno, o professor aplica o novo conteúdo criando uma linha contínua no aprendizado.
● Assimilação: Após a aplicação do novo conteúdo o aluno é capaz de confrontar o que aprendeu antigamente com a atualidade.
● Introdução: É o interesse da criança, pois é ele que determina quais idéias e experiências que o indivíduo se sentirá atraído.
● Disciplina: É responsável em manter o aluno aplicado na educação, com o propósito de amadurecimento moral levando a formação do caráter.
A educação idealizada por Herbart teve influência em praticamente todo mundo, onde trazia a idéia de ensino tradicional, ou seja, ensino rígido e pré estabelecido, em que o professor despeja as informações sobre o aluno. Na teoria herbartiana a memória , sentimento e desejos são apenas modificações das representações mentais, mas a idéia é agir sobre elas e interferir diretamente nos processos do estudante, e assim orientar sua formação.
Portanto a idéia principal não é o acumulo de informações, mas sim a formação moral do indivíduo. Herbart entende que o aluno pode ser moldado pelas forças externas.
Herbart acreditava que haviam três pontos importantes para construir uma criança, sendo eles
1º Governo – A educação e ordem comportamental da criança deve ser iniciada pelos pais e depois pelos professores.
2º Generalização - Com o aprendizado o aluno cria novos conceitos gerais e cria opiniões, fator extremamente importante para o seu crescimento.
3º Aplicação – Ao final,