Didática
1 CONSTRUÇÃO DA DIDÁTICA: DEFINIÇÕES E OBJETO DE ESTUDO
Objetivo: Compreender o que é Didática e a concepção do que ela representa no campo educacional.
Hoje, dialogaremos sobre o conceito de Didática a partir de duas perguntas:
• Será que um “bom professor” é aquele que é o conhecedor do assunto?
• Você já ouviu alguém falar que “aquele professor é ótimo, mas falta-lhe Didática?”
PARTE I – DIDÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES
FONTE: www.isat.edu.br/cursos/APOSTILA%20DIDATICA.doc
Para iniciar o estudo convidamos você a refletir, primeiramente, sobre a seguinte questão:
1. Como e o que levar em conta sobre o ato de ensinar / aprender no século XXI, ou seja, existe uma Didática “ideal” que dê conta deste desafio?
2. Lemos, por exemplo, na literatura especializada, termos como Didática geral, Didática aplicada, Didática teórica, Didática tradicional, Didática crítica, etc., sem falar em outras didáticas – todas com objetos específicos, como Didática da Educação Física, da História, do Português, de Inglês e de muitas outras áreas do conhecimento humano.Você saberia então definir e diferenciar esses termos?
3. A Didática está inserida na Pedagogia e tem a escola em todos os seus movimentos como o lócus para a ação pedagógica. A Pedagogia, enquanto ciência da Educação, necessita de outras ciências como a Psicologia, a Sociologia, a Biologia, a Filosofia, a História, entre outras, para completá-la. Daí o seu status polissêmico, ou seja, a crise da disciplina Didática. Como pode ser compreendida, então, a amplitude conceitual do termo Didática?
Para auxiliar na resposta desta questão, convidamos você a realizar a leitura do texto que se segue. Em seguida, você irá conhecer a evolução histórica do conceito de Didática.
TAVARES, Rosilene Horta. Didática geral. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. (ADAPTADO PARA A DISCIPLINA) -- Conceito de Didática -
O vocábulo “Didática” surgiu do grego Τεχνή διδακτική