Didática
2. A partir da concepção de Paulo freire, qual a relação existente entre teoria e prática?
A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade. a teoria serve para manter a prática ao nosso alcance de forma a mediar e compreender de maneira crítica o tipo de práxis necessária em um ambiente específico, em um momento particular
3. Em que se caracteriza a concepção de ensino baseada no comando?
O comando é um estilo de ensino centrado no professor, focado na capacidade de reprodução do aluno. Tem como principal característica o estímulo-resposta.
4. Quais as principais diferenças entre as concepções de ensino críticas e as biológico-funcionais? As concepções biológico-funcionais têm como foco principal desenvolver e aprimorar as capacidades físicas, (como por exemplo, aprimorar a capacidade cardiorrespiratória) e, conseqüentemente, a prevenção de doenças. Já as concepções críticas têm como objetivo romper com os modelos esportivistas, fugindo dos movimentos forçados, e buscam desenvolver a cultura corporal dos alunos, a partir de suas realidades sociais.
5. De acordo com o pensador Paulo Freire, caracterize a relação discência-docência descrita no livro Pedagogia da Autonomia proposta por ele. Reflita e proponha aspectos positivos e negativos.
Segundo Paulo Freire, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem a condição de objeto um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender.
Pontos positivos: favorece a relação professor-aluno e ao melhor aprendizado
Ponto negativo: Se o professor não tiver pulso, ele não irá conseguir aplicar.
6. Destaque os principais aspectos do ensino através dos aspectos estilos de comando e de tarefa. Exemplifique-os.
7.