Didática
UNINTER
SIMONE DAUDT CRUZ - 991217
PORTFÓLIO DA UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS – FASE 1
SANTA CRUZ DO SUL-RS
2013
RESUMO LIVRO DIDÁTICA
MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática. Curitiba: Intersaberes, 2012.
DIDÁTICA MOMENTOS HISTÓRICOS
Nos últimos 35 anos a didática tem sido muito questionada, sobretudo na década de 1980, nesse período histórico há dois marcos fundamentais: O I Encontro de Professores de Didática, em 1972, na Universidade de Brasília e o I Seminário A Didática em Questão, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, dez anos depois.
O I ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES DE DIDÁTICA (1972)
Nesse período a educação passa a ser vista como fator de desenvolvimento e, portanto, como investimento individual e social A orientação centra-se na racionalização, na eficiência e na eficácia do processo. O trabalhador passa a ser estimulado com maiores salários e controlado por gestores. As questões fundamentais colocadas são a necessidade de formar um “novo professor”, competente e comprometido com o programa político econômico do país. O documento final destaca a necessidade da integração dos professores no processo de expansão e atualização do ensino brasileiro e ainda como exigência a formação de um novo professor, cuja preparação didática seja embasada em conhecimento científico e vinculada as contingências nacionais.
O I SEMINÁRIO DIDÁTRICA EM QUESTÃO
Importante momento histórico marcado pela abertura política do regime militar e pelo acirramento das lutas de classe no país. Surgem novas palavras de ordem, partir da prática, entre outras, enfatizando a necessidade de formar educadores críticos e conscientes do papel da educação na sociedade. Neste período valorizavam-se os estudos do cotidiano escolar para o alcance da didática vivida- o novo desafio de então. Partir da prática passou a ser o elemento central. O documento final destaca a