Didática e Pratica de ensino
Indisciplina em sala de aula
Qual é a causa do mau comportamento? Como professores, escolas e pais podem trabalhar juntos para contornar esse entrave da boa relação?
A garotada voa pelos corredores, conversa em sala, briga no recreio, insiste em usar boné e em trazer para a sala materiais que não são os de estudo. A paciência do professor está por um fio. Cansado e confuso, ele se sente com os braços atados e a autoridade abalada. Não suporta mais as cenas que ver e não sabe o que fazer. Quer obediência! Quer controle! Quer mudanças no comportamento dos alunos.
É hora de revera ideia de indisciplina e o que há por trás dela. Uma pesquisa realizada pela revista NOVA ESCOLA e pelo IBOP, em 2007 com 500 professores de todo o país revelou que 69% dele apontaram a indisciplina e a falta de atenção entre os principais problemas da sala de aula. O comportamento inadequado do aluno não pode ser visto como uma causa da dificuldade para lecionar. Na verdade, ele é resultado da falta de adequação no processo de ensino.
Um professor inadequado em sala de aula é causa de indisciplina. “embora os professores anseie por uma solução, acham-se perdidos por não poder agir com a rigidez de antigamente, que permitia atéalguns castigos físicos”, o professor só vai conquistar a confiança daqueles alunos se ele estiver o domínio total do conteúdo e lançar mãos de estratégias eficientes para ensiná-los. A Educação se reduz em transcrever o que está no caderno do professor sem que nada passe pela cabeça de ambos. “o resultado é o tédio. E gente entediada busca algo mais interessante