Didática e libras
O homem é um conjunto muito complexo que envolve emoção, espírito, mente, corpo e força e estes devem ser trabalhados em conjunto e sintonia, pois é através do potencial humano que é possível superar as barreiras que a vida nos apresenta, sempre com uma fundamentação científica. Assim, partindo então do princípio de que o ser humano é resultado das influências do meio, surge a necessidade de se repensar qual é o verdadeiro papel do educador numa prática inclusiva significativa. Considerando e valorizando a diversidade humana e o direito garantido por lei a educação como um direito de todos, as escolas precisam adaptar-se ao novo modelo que fundamenta a política de educação especial e que orienta os sistemas de ensino para garantir o acesso de todos, às escolas comuns da sua comunidade e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.
2) Geralmente os objetivos estão previamente definidos no plano curricular ou projeto Político Pedagógico da escola, sendo elaborados muitas vezes sem a participação direta do professor tendo, apesar disto, que cumpri-los. Alguns sentem-se excluídos e ressaltam a inadequação destes objetivos impostos à realidade dos alunos. Está se negando ao professor a capacidade de prever o fim da sua ação, a proposta do seu trabalho.
3) A realidade educacional vem procurando se adaptar a essa nova proposta inclusiva, que se o refletirmos veremos que já existe por muitos anos, pois somos seres humanos, todos diferentes e desde sempre estamos incluídos em um único meio, aprendendo uns com os outros. Diferente de apenas conviver na heterogeneidade,