Didática no ensino de projeto no curso de arquitetura e urbanismo
Atualização e Contextualização Temática
ADOLPHO BONELLA ARDIZZON
A DIDÁTICA NO ENSINO DO PROJETO NO CURSO DE
ARQUITETURA E URBANISMO
VITÓRIA – ES
06/2015
"Um estudo sobre o ensino de projeto de arquitetura em Curitiba" (VIDIGAL, E. J.
2004), em seu capítulo 02 – Ensino de projeto, apresenta um conjunto de ideias que trazem a reflexão sobre os problemas e desafios encontrados no aprendizado de projeto do curso de arquitetura e urbanismo. Nesse capítulo são apresentados os pontos mais relevantes ao propósito do tema, trazendo questionamentos pertinentes á problemáticas do trabalho relacionadas ao ensino da disciplina projeto.
O tema central do capitulo corresponde ao quadro de referência teórico sobre o ensino e a aprendizagem de projetos de edifícios. Nele foram explorados reflexões de vários autores, em sua grande maioria arquitetos.
Segundo o autor, quando se discute o ensino de arquitetura torna-se necessário voltar ás suas definições básicas e também buscar as áreas de conhecimento a qual esse ensino se interliga. E no que diz respeito a esse tema o texto destaca duas ideias centrais por onde se desenvolve. A primeira ideia gira em torno da crença de que o conhecimento projetual resume-se a requisitos como talento artístico nato e potencial intuitivo do estudante. Segundo essa hipótese aquele que não manifesta o dom natural para ser arquiteto, jamais será. A segunda opinião origina-se daqueles que acreditam que a arquitetura não é passível de ser ensinada, mas existe a possibilidade dela ser aprendida. Para esses, o aluno com conhecimento teórico consistente e paixão pela descoberta acaba promovendo seu auto aprendizado.
Ambas as ideias apresentadas no texto refletem os desafios e dificuldades do ensino da disciplina projeto no curso superior, pois o ensino desta disciplina requer atenção ao perfil do aluno e suas habilidades, conhecimentos e potenciais. Conhecer e decifrar o comportamento do aluno na execução das