Didática - Dissertação sobre educação - "Made in China"
Made in China
É de conhecimento de todos que a qualidade de ensino no Brasil não está no topo do ranking da educação mundial. É muito pelo contrário. Conforme pesquisa divulgada no primeiro semestre desse ano, na qual foi medido o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) estamos no penúltimo lugar global (85ª colocação) em educação. Essa mesma pesquisa mostra que a China foi o país com o maior crescimento no IDH desde 1980. Ainda assim a China ocupa a 94ª colocação no ranking. Entretanto, vamos nos prender no exemplo de educação da cidade de Xangai que foi tema do documentário ‘Destino Educação’ exibido pelo canal Futura em 2011.
Infelizmente não temos ao menos uma cidade no Brasil que possamos comparar com o modelo de educação que a cidade de Xangai adotou. Essa cidade da China tornou-se referencia de educação, pois o Estado, em conjunto com a família e professores, assumiu papel principal na formação de conhecimento dos jovens e adultos.
Gerindo com inteligência os recursos financeiros, em 30 anos, Xangai estruturou suas escolas com toda a infraestrutura necessária para um ambiente totalmente voltado para a aprendizagem. Salas de aulas, bibliotecas e equipe docente preparada para atender a demanda dos alunos. Com a valorização do profissional de educação, foi possível contratar educadores com dedicação exclusiva para as escolas. Dessa forma eles ministram aulas, montam suas atividades e ainda estão sempre a disposição para estudos extras com os alunos durante o dia todo.
Realidade muito diferente das escolas brasileiras apresentadas no longa-metragem ‘Carregadoras de Sonhos’, produzido pelo SINTESE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe). O filme mostra a rotina de quatro professoras da rede pública de ensino em cidades do interior do Sergipe. Retratando as dificuldades desde a distância entre a moradia para o local de trabalho, transportes de péssima qualidade para irem às escolas em que lecionam, necessidade