Didaticas E As Paxis Educativas
PEDAGOGIA E A PRÁXIS EDUCATIVA:
A complexidade do fazer educativo
Paulo Barbosa Junior1
Resumo
Diante da percepção dos novos cenários, marcados pela globalização, que afetam, também, as instituições escolares, observam-se aspectos contraditórios do fazer educativo na sua relação teoria e prática. Para tanto, por meio de uma revisão bibliográfica, este texto se propõe refletir sobre pertinência do elo entre a teoria e a prática no ato formativo. O objeto de estudo foi o curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação da UniEVANGÉLICA, a partir do ano 2000. A análise foi sobre a reformulação da matriz curricular em suas bases, propostas pela SESU-MEC e, ainda, o debate promovido pelas entidades representativas dos profissionais da educação, sobre a natureza da Pedagogia como ciência da educação.
Palavras-chave: Pedagogia. Entidades. Docência. Teoria-prática. Didática.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito discutir a Pedagogia como Ciência da
Educação. Em torno dessa temática, muito se debate sobre a natureza da Pedagogia, sua especificidade em face às demais ciências, aquelas tidas como auxiliares da educação.
Outro aspecto abordado é o de estabelecer a importância da relação entre teoria e prática no fazer pedagógico.
As implicações da globalização e dos avanços tecnológicos na dinâmica das relações econômicas, sociais, políticas e culturais, em todo mundo, e seus reflexos nas instituições de ensino têm colocado em debate o papel da Universidade na formação de profissionais para o mercado e intelectuais que produzam o conhecimento na pesquisa em educação. Esse aspecto demanda uma reflexão sobre o ensino superior no Brasil e da Pedagogia enquanto área do conhecimento, por tratar-se de uma atividade intelectual cuja natureza, abrangência e aplicabilidade está relacionada na e para a prática pedagógica. 1
Graduado em Pedagogia pela UniEVANGÉLICA. Especialista em