Didatica
A palavra didática (AO 1945: didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. O educador
Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da didática moderna, e um dos maiores educadores do século XVII.
A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.
1.3 Dos anos 90 até a atualidade
A didática tornou-se um instrumento para a cooperação
Didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como entre docente e discente, para que realmente ocorresse a objetivo de ensinar métodos e técnicas que possibilitam evolução dos processos de ensino e aprendizagem. Para a aprendizagem do aluno por parte do professor ou ins- isso é importante o comprometimento, o esforço e o exercício de suas técnicas em ambos os lados, para que o cotrutor. nhecimento realmente seja transmitido do professor para
Os elementos da ação didática são: o aluno.
• o professor
2 Educação Expressiva - Um Novo
Paradigma
• o aluno
• a disciplina (matéria ou conteúdo)
• o contexto da aprendizagem
Segundo a Dra. Marcelli Ferraz, em sua obra Educação Expressiva - um novo Paradigma Educativo, 2011: A
Educação Expressiva se define pelo estímulo de expressões não verbais em contexto educativo, socio-educativo, em sala de aula ou em educação comunitária, com a finalidade de promover a formulação do conhecimento e o desenvolvimento de competências humanas.
• as estratégias metodológicas
1
1.1
História
Entre os anos 20 e 50
Por