didatica
CERES (GO) 28 DE NOVENBRO
Capitulo 04 : Processo de ensino na escola
O exercício do magistério se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares. Nele se combinam objetivos, conteúdos, métodos e formas de organização de ensino. A unidade ensino aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos indissociáveis, assimilação ativa de conhecimento e habilidades, dentro de condições especifica de cada situação didática. As relações entre professor, aluno e matéria não são estáticas, mas dinâmicas, por que falamos da atividade de ensino como um processo coordenado de ações docentes.
As caracterisdticas do processo de ensino
A atividade de ensinar e vista, como transmissão da matéria aos alunos, realização dos exercícios repetitivos, memorização de definições e formulas. Este tipo de ensino e vista na maioria das nossas escolas, uma forma peculiar e empobrecida do se costuma chamar de ensino tradicional.
Vejamos quais são as limitações pedagógicas e didáticas deste tipo de ensino: O professor passa a materia, o aluno recebe e reproduz mecanicamente o que observou. O elememto ativo e o professor que fala e interpreta o conteudo.
O ensino deve ser mais que isso, compreeender ações comjumtas do professopr, e dos alunos pelo quais estes estão estimulados a assimilar nas varias situações escolares e na vida pratica.
E dada esseciva importancia á materia que esta no livro, sem preocupação de torna-la mais significativa e mais viva para os alunos . Muitos professores querem terminar a todo custo , o livro didatico ate o fim do ano letivo como se a aprendizagem se baseasse em vencer o conteudo do livro . O conteudo do livro didatico so ganha vida quando o professor os toma como meio de desemvolvimento intelectual , quando o aluno consegue liga-los com seus proprios conhecimento e experiencia .
O ensino somente transmissivo não cuida de