didatica
Um bom desafio cotidiano para as crianças são os jogos didáticos pedagógicos, uma opção divertida e instrutiva para os alunos se entreterem com o estudo, facilita o trabalho do professor. Dessa forma as principais atividades planejadas e confeccionadas durante o projeto de extensão, facilita o processo de aprendizagem em classes de alfabetização.
Assim auxilia no processo de aprendizagem e deixa de ser uma prática somente de realidade da educação infantil, podendo ser utilizada durante todos os níveis de ensino. Pode-se afirmar que é riquíssima a utilização do lúdico na escola como recurso pedagógico, o brinquedo desperta interesse e curiosidade, aspectos que contribuem na aprendizagem.
No mundo do brinquedo e dos jogos, educando aprende a ditar as regras, no processo de desenvolvimento, a criança começa usando as mesmas formas de comportamento que outras pessoas inicialmente usaram em relação a ela. Isto ocorre porque, desde os primeiros dias de vida, as atividades da criança adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social, retratadas através de seu ambiente humano, que a auxilia a atender seus objetivos.
A escola é primordial quando envolve atividades lúdicas no processo de ensino, pois atribui outros valores às brincadeiras, mostra outros locais. Normalmente as brincadeiras e os jogos tem uma função, uma intenção, que são determinadas, dependem de onde acontecem. As brincadeiras ocorridas na escola tem que estar de acordo com o objetivo central da instituição, seja para a alfabetização, seja para o repasse de boas maneiras ou para qualquer fim educativo.
Também não só para repassar conteúdos, a utilização do lúdico na escola caracteriza-se com um recurso pedagógico riquíssimo.