dIDATICA
Resenha
Por: GLEICIANE COELHO ANSELMO FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa Paulo Frei, 25° Ed. – SP : Paz e Terra, 1996. – (coleção leitura)
A obra de Paulo Freire pode ser considerada como um grandioso guia educacional para todos os profissionais relacionados de alguma maneira à educação. Ela trás de forma grandiosa a contribuição unificada que faltava, digo no sentido de em um único livro, conter informativos que facilitam a compreensão sobre tantas questões voltadas ao meio educacional, como também um grande aliado para as práticas pedagógicas.
Sua obra explica claramente que através do ensinamento o aprender e o saber como um todo maneira que se aprende qualquer assunto. Diante disso vejo o motivo que ele expressa “não há docência sem dicência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem a condição, de objeto um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" (p. 23).
Sua afirmação sabia se tornam verdadeira composta por ele essa troca de informações e essencial no ambiente da sala de aula, e a inquietação do aluno estimula o professor a sempre buscar conhecimento para ter em suas mãos a condições de atender as necessidades do aluno tirando suas duvido e mostra e ensina também é a boa relação professor-aluno que e de profunda necessidade para estas praticas que e ser professor.
Em Pedagogia da Autonomia, o autor une em uma só produção as suas.
Indagações e preocupações com a educação. Revelam suas curiosidades e Inquietações mais profundas, ele propõe ao professor uma mudança de atitude, em virtude de que o educador além de atuar em sala de aula como professor de disciplinas acadêmicas, esse profissional possa conscientizar orientar e preparar seus alunos para a vida, guiando-os sempre para os caminhos corretos, capazes de fazer desses alunos no futuro, verdadeiros cidadãos com senso crítico, munidos