Didatica
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - FECOM
CURSO: PEDAGOGIA 4º PERÌODO
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Maria Cicera
Maceió – Alagoas 2012
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIO - CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO - FECOM
CURSO: PEDAGOGIA 4º PERÌODO
Trabalho solicitado para avaliação na disciplina de LEITURA E PRODUÇÃO D E TEXTOS curso de Pedagogia, turno Noturno. da Faculdade de Educação e Comunicação - FECOM............. Ministrado pela professora; Rosânia
Maceió – Alagoas 2012
AS VARIAÇÕES LINGUÍTICAS
1 - LINGUAGEM TÉCNICA
A linguagem técnica é um tipo de registro verbal que pertence ao nível culto. Consiste no uso de uma linguagem que se apoia também na gramaticalidade para transmitir a idéia de precisão, de rigor, de neutralidade. Utiliza vocabulário específico para designar instrumentos utilizados em determinados ofício ou ciência, ou para designar conceitos científicos, transações comerciais, financeiras ou econômicas. É constituída por palavras relativas a determinada profissão e se usam nesse contexto:
Exemplo:
um mecânico de automóveis conhece o nome de todas as peças de um motor, o que não sucede a qualquer falante.
2 - LINGUAGEM CIENTÍFICA
A linguagem científica caracteriza-se pelo alto grau de abstração do pensamento. Os raciocínios são logicamente cancatenados: ou são dedutivos ou indutivos. Linguagem pretensiosamente neutra, de vocabulário preciso, construída sob o rigor da subordinação e da ausência de emoção.
Afasta-se da língua comum porque se refere a questões da Medicina, da Físico-Química, da Biologia, etc
Exemplo
Na próxima etapa do trabalho, amostras serão recolhidas na superfície do eletrodo de grafite e feitos os testes analíticos qualitativos desses produtos em cada pico”.
3 - LLNGUAGEM POPULAR
É uma linguagem utilizada no cotidiano, em que não exige a