didatica ensino aprendizagem
A didática é fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois através do método podemos observar se a resposta de aprendizagem foi ou não suficiente.O trabalho do professor é garantir que esse aprendizado ocorra, para isso ele irá planejar, dirigir e controlar o processo de ensino, utilizando de diversos meios para isso.
Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e organizar dados resultantes de experiências ao passo que se recebe estímulos do ambiente. O grau de aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno quanto do professor e do contexto da sala de aula. Como passo inicial o professor precisa verificar aquilo que o aluno já sabe por procurar escutar e observar. O aluno por sua vez procura compreender o que o professor tenta explicar. Quando ocorre a transferência de aprendizagem significa que o aluno conseguiu sintetizar as informações e passou a ter uma visão mais clara superando assim sua visão confusa e parcial.
Porém a didática em sala de aula deve ser analisada também no contexto negativo pois se o educador não estiver atento a aprendizagem do aluno, senão observar que a sua didática não está fazendo o processo de ensino o mesmo não estará adiantando de nada, se o professor for acomodado o ensino não irá ocorrer pois o processo de aprendizagem estará sendo insuficiente. Pertence ao professor obter outro meio de ensino para que a aprendizagem ocorra.
Para Freire,(1996), perceber a escola como um ambiente favorável à aprendizagem significativa, onde a relação professor-aluno acontece sempre com diálogo, valorizando o respeito mútuo. O espaço escolar deve sempre contribuir para a curiosidade, a criatividade, o raciocínio lógico, o estímulo à descoberta.
Paulo Freire acredita que a Educação é um processo humanizante, social, político, ético, histórico, cultural.
A ideia de aprendizagem deve ser construída e não apenas “engolida”, o aluno