Didatica - Currículo e prática de ensino
Através do conhecimento pedagógico fazemos o uso da Didática para realizarmos o ensino das disciplinas específicas.
Entretanto, há descasos da escola pública brasileira com várias crianças e jovens. O governo não oferece um ensino de qualidade ao povo brasileiro. Temos observado constantemente o mau funcionamento das escolas, do despreparo profissional dos educadores, das práticas de ensino e etc. Mas, não devemos julgar somente os governantes, mais também dos professores.
Proporcionar ensino contínuo a todas as crianças no país tem se tornado cada vez mais difícil. A escolarização favorece o crescimento da democracia social. Através desta o indivíduo forma capacidade intelectual compreendendo melhor a sociedade em que vive. A escolarização deve fazer com que o indivíduo adquira um entendimento crítico em relação ao que é ensinado na escola, mas não é o que vem acontecendo.
As escolas não são bem administradas, a gestão de ensino não é eficaz, professores são mal remunerados e etc.
A descriminação dos professores com os alunos também é um grande problema. O ensino tem favorecido mais os alunos de melhor condição financeira do que os mais pobres, ou seja, os professores tratam os alunos de acordo com sua origem social. A organização pedagógica, a didática e a administração devem ser competentes para realizar um ensino associado ao meio social e á população. Pois o meio pode influenciar na aprendizagem do aluno.
A escola pública é um direito de todo cidadão e cabe ao Estado e Governo oferecê-la a sociedade. Deve ser democrática levando em conta as características, a bagagem que cada aluno carrega consigo.
Os professores devem se doar mais para que possam compreender melhor o espaço social da escola. Devem realizar um planejamento de ensino eficiente, fazendo com que os alunos tenham um melhor entendimento das disciplinas.
O trabalho pedagógico deve ser voltado para as condições da vida social de origem. O