didatica capitulo 1 do plt
Didática e Filosofia.
1 – Educação e ensino.
A palavra educação tem sido utilizada ao longo do tempo, com dois sentidos: social e individual.
Do ponto de vista social, é a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio de transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social. A educação é uma manifestação da cultura e depende do contexto histórico e social em que está inserida. Quando a sociedade é muito simples e a cultura do grupo rudimentar, como nas civilizações pré-letradas, a educação se realiza assistematicamente, ou seja, as crianças e os jovens das atividades dos adultos, e, pela experiência direta aprendem as letras os mitos, as normas que regulam a conduta, as técnicas de trabalho, as formas de convívio e de recreação. Nas sociedades complexas, em que o acervo cultural é muito vasto, torna-se necessário sistematizar uma parte significativa desse patrimônio cultural, para garantir sua transmissão ás novas gerações. Surge, então, a escola, instituição social criada, especificamente, para educar e ensinar. A escola sendo instituída e regulamentada pelo grupo reflete seus valores e seu nível cultural.
Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade.
2 – Conceito de Didática.
A Pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A didática é uma seção ou ramo especifico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto Pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte de educação, a Didática é definida como a ciência e a arte do ensino.
Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A Didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar simultaneamente,