Didatica At1
Renovadora progressivista.
Renovadora Não-Diretiva.
Liberal Tecnista.
B: para Libâneo na pedagogia liberal a escola tem função de preparar os alunos para desempenhar papéis sociais, conforme suas capacidades individuais, tendo que se adaptas aos valores e normas da sociedade e classe, assim, desenvolvendo sua cultura individual, deste modo, as diferenças de classe social não são consideradas, pois a escola não leva em consideração as desigualdades sociais.
Esta tendência liberal classifica-se na tendência pedagógica liberal Tradicional, que traz como Sustentação as ideias de que a escola tem a função de prepara os alunos para desempenhar papeis sociais de acordo com suas capacidades individuais, tendo que se adaptar aos valores e normas de sua sociedade e classe, dentro do desenvolvimento da sua cultura.
Outra classificação é a tendência pedagógica liberal Renovada que tem o objetivo de salientar a cultura como desenvolvimento das capacidades de cada aluno, continuando a preparar o aluno para assumir seu papel perante a sociedade, adaptando-se as necessidades do aluno ao meio social, nesta o centro das atividades pedagógicas é o aluno, sempre levando em conta seus interesses valorizando as tentativas experimentais, pesquisas, seus meios natural e social.
Na tendência pedagógica liberal Renovada não-diretiva o aluno aprende aquilo que está relacionado com suas percepções, o professor é um facilitador, desenvolvendo o autodesenvolvimento pessoal do aluno, fazendo-os buscar em si os conhecimentos.
E Na tendência pedagógica liberal Tecnicista, o professor articula a mudança comportamental do aluno. Os conteúdos de ensino são por princípios científicos, os métodos asseguram a transmissão e recepção das informações, sendo o professor o elo entre a verdade cientifica e o aluno
Já as tendências pedagógicas progressivas a educação possibilitam a compreensão da realidade histórico-social, tendo como explicação o papel do sujeito como um ser que constrói a