didadica e metodologia do ensino superior
A) Dos conhecimentos e habilidades que os tornam aptos a manter o meio social conforme as necessidades econômicas e a política clientelística.
B) Dos conhecimentos e das práticas culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo conforme as necessidades da coletividade.
C) Do senso comum capaz de dar uma ordem ao sistema de ensino e a manter os privilégios de quem já tem conhecimento.
D) De valores excludentes pois quem se esforça para estudar é quem deve ser atendido pelo professor e pela escola.
E) De conhecimentos prévios como ponto de partida e de chegada na escola pública. P á g i n a | 40
2- A Didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino e os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre:
A) A burguesia e o proletariado
B) A instrumentalização do aluno e a alienação do/a professor/a.
C) A neutralidade das práticas docentes e a natureza da domesticação dos estudantes D) O ensino e a necessária exclusão dos alunos que não devem permanecer na escola. E) A docência e o ensino.
3- O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos. O ensino tem, portanto, como principal função assegurar:
A) O processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos do saber escolar e o processo evolutivo dos alunos.
B) O processo de transmissão dos conhecimentos que o docente domina e a assimilação passiva dos conteúdos do saber escolar.
C) O senso comum haja vista que as crianças das classes populares não apreendem o conhecimento científico.
D) Os saberes supostamente neutros, pois a postura política é de natureza parlamentar. E) De forma acentuada e unilateral os conteúdos de