Did Tica Magna
Disciplina: Didática
Docente: Mônica Moreira
Discente: Íngrede F. Silva
Didática Magna
O livro Didática Magna foi escrito por Comenius em 1649. Este texto faz referência aos capítulos do livro, retratando os pensamentos de Comenius sobre a vida do homem e sua formação.
O capítulo 1, “O Homem é a mais alta, a mais absoluta, e a mais excelente das criaturas” Comenius descreve o homem como um ser incrível, e aquele homem responsável por educar esses homens devem estar cientes de como são sublimes. O capítulo 2, “O fim último do homem está fora dessa vida”, afirma que “uma criatura tão excelente é destinada a um fim mais excelente que o de todas as outras criaturas”, ou seja, o homem que veio de Deus, e beira a perfeição é a melhor das criaturas feitas por Ele. Para Comenius, temos três espécies de vida: a vegetativa (nunca se manifesta fora do corpo), animal (operações do sentido e do movimento) e a intelectual ou espiritual (existe separadamente, assim como a vida dos anjos). Para o autor, a verdade do homem é conhecida pela experiência. Nesse capítulo ele nos diz que, “se alguém aplica a mente ao estudo da sabedoria, nunca encontra o fim, pois, quanto mais coisas uma pessoa sabe, tanto melhor compreende que lhe restam mais para saber.”
No capítulo 3, “Esta vida não é senão uma preparação para a vida eterna, Comenius reflete sobre a vida do homem. A primeira vida humana é a do útero materno que é uma preparação para a vida no corpo. Após o nascimento, a vida dará continuidade à vida presente e durará por toda a eternidade. Comenius explica como Deus criou o homem e para ele o mundo: “fez (na parte mais baixa do mundo) um pavimento sólido, a terra: e circundou-a de ar e banhou-a com as águas, e ordenou-lhe que produzisse plantas e animais multiformes, não apenas para satisfazer as necessidades do homem, mas também para seu deleite”. O ser humano é destinado à eternidade, pois, segundo o autor “depois que apareceu no mundo, não desapareceu