Dicionário Marxista
Alienação: Aquilo que começa como uma opção ideológica e transforma-se em paixão irracional, fazendo o alienado distorcer a realidade para fazê-la caber numa certeza anterior ao fato.
Burguesia: O termo Burguês origina-se dos mercadores que viviam em Burgos (cidades protegidas por muralhas) no fim da idade média, após o Feudalismo. “Donos do dinheiro”.
Classe social: Grandes conjuntos de seres humanos que compartilham um mesmo modo de vida e uma mesma condição de existência. Diferenciam-se, enfrentam-se entre si, constroem sua própria identidade social e se definem tanto pela propriedade ou não dos meios de produção, como pelos seus interesses, sua cultura política, sua experiência de luta, suas tradições e sua consciência de classe (de si mesmos e de seus inimigos). As classes exploradoras vivem às custas das classes exploradas, as dominam e as oprimem, por isso vivem em luta e conflito permanente ao longo da história.
Comunismo: Doutrina ou sistema social que preconiza a comunidade de bens e a supressão da propriedade privada dos meios de produção: terras, minas, fábricas, etc.
Luta de classes: Não é um enfrentamento entre indivíduos isolados (por inimizades ou invejas pessoais). É um conflito histórico entre grandes conjuntos de pessoas: as classes sociais. Esta confrontação divide a sociedade em opressores e oprimidos: escravistas e escravos, patrícios e plebeus, senhores feudais e servos da gleba, grandes proprietários e camponeses, burgueses e trabalhadores. Esta contradição impulsiona o desenvolvimento da história.
Mais-valia: O conceito de Mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.
Meios de produção: são o conjunto formado por meios de trabalho e objetos de trabalho - ou tudo aquilo que medeia a