Dicionário de termos de psicologia
Adaptação- alteração da estrutura ou do comportamento que possibilita que o sujeito responda de modo mais eficaz e ajustado ao meio ambiente.
Afasia- perturbação que pode afectar quer a expressão quer a compreensão da linguagem.
Ambivilência- coexistência- consciente ou inconsciente- de sentimentos ou atitudes opostos relativamente ao mesmo indivíduo ou objecto ( ex. amor/ódio; aproximação/rejeição)
Atitude- uma predesposição, uma tendência relativamente estável para uma pessoa se comportarde determinação maneira face a uma situação ou pessoa.
Cognição- conjunto de processos mentais relativos ao conhecimento que se manifesta em diferentes formas: percepção, aprendizagem, memória, consciência, atenção, imaginação, entre outras.
Competência- capacidade num determinado domínio ou capacidade para produzir determinado comportamento.
Conceito- representação mental que permite reunir e categorizar as características comuns de seres, objectos, fenómenos (ex. automóvel, mesa, ser humano, beleza). Os conceitos formam-se por processos de abstração e generalização.
Cultura- algumas vezes confundida com civilização a defenição de cultura ter por base: “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. A cultura material está mais ligadas aos monumentos ou edifícios históricos de cada país, já a cultura imaterial está mais ligada à linguagem e tradição de cada país.
Estímulo- qualquer elemento, acontecimento do meio interno ou externo que actua sobre o organismo e desencadeia uma resposta.
Frustação- estado psicológico que resulta do bloqueio de um comportamento motivado. É um estado emocional que é resultado da impossibilidade de atingir um objectivo devido à interferência de um obstáculo que pode ser interno ou externo.
Hipnose- estado em que o sujeito perde artificialmente a consciência por efeito de um