Dicionário da linguagem corporal
Dedos
Contar nos Dedos - pessoa lógica e sensata, separando os fatos na mente ao apresentá-los.
Contar a partir do Polegar - indica uma apresentação forçada.
Contar a partir do Dedo Mínimo - Um meio mais suave de transmitir suas ideias.
Manter os Dedos esticados enquanto conta - pessoa que tem planos bem claros e sabe onde quer chegar com eles.
Apontar um dedo- a pessoa esta afirmando sua autoridade ou ilustrando um fato.
Abanar o dedo- Isto é uma ameaça: ele ou ela, o vê com hostilidade e está lhe passando uma repreensão.
Mãos
Mãos sobre a mesa - Dedicado aos negócios. Querendo negociar. “Vamos direto ao assunto”. Demonstração de sinceridade e honestidade (braços abertos, mãos abertas e palmas para cima).
Mãos juntas sobre o colo ou estômago - Um gesto de proteção.
Mãos nos quadris - Provocativo ou duro. Entretido ou ansioso para entrar no assunto principal. Esse gesto também pode indicar antagonismo ou desafio.
Mãos nos bolsos - Estar em contato com o próprio corpo. Ter as mãos enfiadas num pequeno vão é reconfortador. Busca de equilíbrio frente a uma possível insegurança.
Aperto de mão
Assumindo o controle - a palma da mão voltada diretamente para o chão. Quando você diz, corporalmente, à outra pessoa, que deseja assumir o controle no encontro que se seguirá. Não é necessário que a palma da mão esteja voltada diretamente para o chão, mas ela deve estar inclinada em relação à palma da mão da outra pessoa.
Desarmando um aperto de mão e assumindo o controle - (segurar as costas da mão próxima ao pulso) Essa atitude pode ser embaraçosa para o dominador, assim deve ser tomada com precaução e discrição.
Concedendo o controle - (palma da mão voltada para cima) Quando você deseja entregar o controle à pessoa ou fazer com que ela sinta que está no comando da situação.
O igual - Aperto de mão firme, com as duas palmas permanecendo na posição vertical, cada uma das pessoas transmitindo sentimento de