Dicionário botânico
(em ordem alfabética)
Anemofolia (do grego ânemos, vento, e phylos, amigo): é a polinização das flores por ação do vento. Plantas anemófilas apresentam adaptações especiais:
• Estigmas plumosos com ampla superfície, para receber os grãos de pólen
• Anteras com filetes longos e flexíveis, que oscilam com o vento, facilitando sua dispersão.
• Produzem um número muito grande de grãos de pólen, pois a ação do vento é passiva e não direta, como no caso dos animais.
Anthophyta (do grego antho, flor): é o filo que engloba as angiospermas.
Arquegônio (do grego, archeos, primeiro e gonós, órgão genital): é o orgão feminino de muitas plantas, onde são produzidos gametas femininos, as oosferas (ou óvulos, nas plantas vasculares).
Briófitas (do grego bryon, musgos, phyton, planta): compreendem os vegetais terrestres morfologicamente mais simples, possuindo clorifilas a e b. Conhecidas popularmente como "musgos" ocupam principalmente ambientes úmidos.
Caliptra (do grego, kalyptra, cobertura para a cabeça): é uma cobertura cônica em torno do ápice da planta.
Dióicas (do grego di, duas, e oiko, casa): aquela em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes, como na maior parte dos vertebrados. Estes indivíduos dizem-se unissexuados.
Endosporia (do grego endon, dentro, e spora, semente): é o processo em que o gametófito e os gametas se desenvolvem no interior da membrana que reveste o esporo.
Entomofilia (do grego éntomos, inseto, e phylos, amigo): é o termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é mais usado para designar a polinização efetuada por abelhas e moscas.
Esporângio (do grego, spora, semente, e angelion, vaso): órgãos das plantas que produzem esporos.
Estame (do latin stamen, filete): é o orgão masculino das plantas que produzem flores: Angiospermas.
Um estame é constituído por três partes: antera, conectivo e filete. * Antera: Parte superior do estame, com