DICIONARIO SOBRE A BOTÂNICA
A cada termo no glossário segue-se, quase sempre, entre parêntesis, o seu correspondente em latim ou grego latinizado, no nominativo, singular. Geralmente, este é o termo de onde deriva a respectiva palavra portuguesa. Deste modo, facilita-se a consulta de obras de taxonomia escritas em latim (a maioria das obras antigas) e também a redacção das descrições de taxa novos.
Os substantivos figuram com inicial Maiúscula, enquanto os adjectivos com minúscula, e estes sempre no singular e na sua forma masculina, mesmo quando se apliquem noutra declinação.
Incluem-se termos ecológicos frequentemente utilizados, bem como os respeitantes a métodos de polinização e disseminação, que são referidos em descrições detalhadas dos taxa.
= sinónimo; alguns termos possuem sinónimos sendo a sua definição dada apenas uma vez, naquele cujo uso é mais corrente.
(v) termo cujo significado pode ser encontrado no glossário (ver)
V. sugere-se a consulta de um termo relacionado (ver também)
abaxial (abaxialis). Diz-se da parte ou face de um órgão mais afastada do eixo. aberrante (aberrans). Que difere da estrutura habitual; diz-se também da planta que difere do tipo de estrutura do taxon (v) em um ou mais caracteres anómalos. aberto (apertus). Diz-se da prefolheação (v) em que as folhas não se sobrepõem nem se tocam pela margem. abortivo (abortivus). Que se desenvolve imperfeita ou incompletamente.
Estames abortivos: os reduzidos aos filetes por aborto das anteras ou que possuem vestígios das anteras abortadas.
Aborto (Abortus). Supressão ou paragem do desenvolvimento de um órgão.
Flor masculina (ou feminina) por aborto: flor inicialmente hermafrodita que, por aborto do ovário (ou dos estames), se tornou masculina (ou feminina) respectivamente.
Fruto monospérmico (v) por aborto: fruto proveniente de um ovário com mais de um óvulo, dos quais apenas um deu origem a semente. abrupto (abruptos). Que se altera rapidamente; não atenuado progressivamente.