Dicionario politico
2. Anarquismo: Doutrina que prega a abolição de toda autoridade de qualquer tipo de governo.
3. Aristocracia: Governo da nobreza. A classe nobre ou privilegiada.
4. Autocracia: Governo baseado em um só homem.
5. Burocracia: Administração dos negócios e serviços públicos a cargo de funcionários distribuídos numa hierarquia e obedientes a trâmites inflexíveis. O poder e o conjunto de valores e práticas representados pela burocracia.
6. Cidadania: Em Direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política.
A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).
A nacionalidade é pressuposto da cidadania - ser nacional de um Estado é condição primordial para o exercício dos direitos políticos. Entretanto, se todo cidadão é nacional de um Estado, nem todo nacional é cidadão - os indivíduos que não estejam investidos de direitos políticos podem ser nacionais de um Estado sem serem cidadãos.
7. Comunismo: Sistema social, político e econômico baseado na propriedade comum dos meios de produção e na eliminação da luta entre as classes sociais.
8. Democracia: Poder. Governo exercido pelo povo. Doutrina ou regime político baseado na constituição dos poderes governamentais e legislativo por meio do 9. Demagogia: Predomínio das facções populares. Atitude ou prática política que visa à exploração das paixões populares.
10. Desportismo: Tirania. Sistema de governo fundado no poder absoluto.
11. Ditadura: Forma de governo em que o executivo concentra todos os poderes, colocando-o acima da constituição do país.
12. Estado: Divisão territorial de certos