Dicionario de geologia
UTILIZADOS EM COLHEITA E
ENGENHARIA FLORESTAL
Bryce J. Stokes
Colin Ashmore
Cynthia L. Rawlins
Donald L. Sirois
Tradução: Fernando Seixas
Southern Research Station
USDA Forest Service
Auburn, Alabama, EUA
2008
Glossário de Termos em Inglês Utilizados em Colheita e Engenharia
Florestal
O desenvolvimento das atividades de colheita de madeira ocorre principalmente nos países da Escandinávia e, em uma escala menor, América do Norte. O setor florestal brasileiro participa ativamente do processo de globalização, aqui representado pelo acompanhamento da evolução dos projetos de máquinas e equipamentos, troca de informações e resultados de trabalhos de pesquisa. A leitura de artigos em Inglês muitas vezes se depara com termos técnicos e específicos, dificultando o seu entendimento, principalmente por parte dos estudantes. Para tanto, realizou-se a tradução de alguns termos e palavras do Glossary of Terms Used in Timber Harvesting and Forest
Engineering, publicação do USDA Forest Service de autoria dos pesquisadores Bryce J.
Stokes, Colin Ashmore, Cynthia L. Rawlins e Donald L. Sirois (1989 – General
Technical Report SO-73, New Orleans, LA: USDA Forest Service, Southern Forest
Experiment Station, 33 p.), além da inclusão de figuras explicativas. O trabalho original pode ser acessado em: http://www.srs.fs.usda.gov/pubs/1746.
A
Accumulating shear – Cabeçote de corte em um feller-buncher, capaz de acumular e segurar dois ou mais troncos cortados (35).
Adverse grade – No transporte rodoviário, movimento morro acima que exige que o caminhão utilize marchas reduzidas (18).
Aerial logging – Sistema de transporte empregando o levantamento aéreo de toras, como balões e helicópteros (26).
Afforestation – Estabelecimento de plantações florestais através de métodos artificiais, como plantio ou semeadura, em terras onde não cresciam florestas (28).
Allowable cut - Volume de madeira que pode ser colhido