Dicas
Nutrientes essenciais na gestação
Além de consumir proteínas (construtoras do corpo) e carboidratos (fornecedores de energia) também é preciso ingerir uma série de vitaminas e minerais que vão ter um papel muito importante para o desenvolvimento fetal.
Há 13 tipos de vitaminas conhecidas, cada qual com seu papel na sua saúde e na do bebê. Nosso corpo estoca algumas vitaminas que são: A, D e E que são as lipossolúveis, mas não estoca as vitaminas hidrossolúveis que são todas do complexo B e a C com isso essas precisam ser supridas regularmente.
- Vitamina A: Existe naturalmente sob duas formas: retinol que é uma versão já pronta e encontramos nos alimentos de origem animal e betacaroteno, que pode ser convertido em vitamina A pelo organismo e encontramos nos alimentos vegetais. Participa do desenvolvimento das células, coração, aparelho circulatório e digestivo do bebê. As melhores fontes de vitamina A são o fígado, a manteiga, queijos (origem animal) e de origem vegetal (betacaroteno) temos os vegetais verdes escuros como brócolis e o espinafre e os vegetais amarelo-alaranjado como a cenoura, melão e a manga. A maior parte das mulheres consegue atingir a meta recomendada de consumo diário dessa vitamina. A necessidade aumenta nos últimos 3 meses já que o bebê está ganhando mais peso.
CUIDADO: com doses muito grandes de retinol, pois pode aumentar o risco de defeitos congênitos embora seja muito raro o consumo acima do recomendado. O único alimento que fornece alta dose de retinol é o fígado por isso é recomendado que a gestante limite o consumo de fígado e derivados (como patê).
- Vitaminas do complexo B: Nesse grupo encontramos as vitaminas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (piridoxina), B12 (cobalamina), bem como folatos. As vitaminas do complexo B ajudam a converter os alimentos em energia com isso desempenham um papel importante na formação de células novas. Esse papel é muito importante no início da gestação, quando a