Dicas para o empreendedor brasileiro
Um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento. Para que a empresa que está sendo aberta sobrevive é de fundamental importância que o empreendedor se informe e capacite.
Em uma pesquisa feita recentemente aponta que no Brasil, a taxa de mortalidade das pequenas empresas é de 22% nos primeiros dois anos contra 15% de países mais desenvolvidos.
Isto é um desafio a ser vencido pelo Brasil, e para que isso ocorra foi criado o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Mico e Pequenas Empresas). Segundo o Sebrae que é referencia no assunto, para você ter sucesso é fundamental que você tenha uma atitude, uma conduta, um comportamento protagonista de liderança, para que você venha a ter sucesso à frente deste empreendimento. Outra vertente da preparação para a abertura do negócio é a afinidade do interessado com o assunto. Primeiro é se você tem vocação para atuar neste ramo. Segundo é se existe um mercado favorável e quando você fala de mercado, são três atores principalmente: se você tem clientes, que é a razão de existir de um negocio, interessados em adquirir um produto dentro dessa atividade empresarial que você pretende implementar; se você tem fornecedores, de quem comprar para poder estar atendendo estes seus clientes ali na região com condições de preço, prazo e qualidade de entrega que atendam seus critérios; e concorrência. Além de avaliar a questão financeira.
A editora-executiva da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios da uma dica muito importante para o microempreendedor iniciante: “Para quem está começando, buscar uma consultoria junto às empresas-junior, que funcionam nas faculdades, é um excelente caminho. O custo é bem baixo, inferior a uma consultoria profissional, uma consultoria de mercado e os resultados são bastante positivos”.
Outro desafio a ser vencido pelo empreendedor brasileiro é a falta de inovação. O empreendedor brasileiro não tem essa visão de