Dicas para não pegar malware
Bastam alguns ajustes de comportamento e o software certo pra ficar mais protegido contra as ameaças que circulam pela internet.
Malware é um termo usado para descrever uma ampla categoria de software nocivo que inclui vírus, worms, cavalos de tróia, rootkits, spyware (software espião) e adware (software que enche seu PC de propaganda). Os efeitos do malware vão de um simples incômodo a panes frequentes no PC e roubo de identidade. É mais fácil evitar o malware do que removê-lo, e para isso é necessária uma estratégia em duas partes. Siga nossas dicas para se manter seguro.
Fique atento e evite o malware
O principal fator na prevenção de uma infecção de seu PC por malware é você mesmo. Você não precisa ter treinamento ou conhecimento especializados, basta ficar de olho e evitar baixar e instalar qualquer coisa que você não entende ou na qual não confia, não importa quão tentadora seja a oferta, de fontes como estas:
De um site na web: se você não tem certeza, deixe o site e faça uma pesquisa sobre o software no Google. Se ele for inofensivo, basta voltar ao site e instalar. Se não, você terá evitado uma dor de cabeça.
De um e-mail: não confie em nada associado a uma mensagem de spam, e tenha cautela com e-mails de conhecidos que tenham links ou anexos. Se você suspeitar do que a mensagem quer lhe mostrar ou instalar, não clique nos links e apague-a.
De mídia física: seus amigos, familiares e conhecidos podem, sem perceber, lhe passar um disco ou pendrive contendo um arquivo infectado. Não abra nem execute nenhum arquivo sem antes analisá-lo com um software de segurança.
De uma janela pop-up: ao navegar na internet é comum encontrar janelas e avisos que tentam lhe empurrar um programa, prometendo corrigir ”erros críticos”, “falhas de segurança” ou “otimizar seu PC”. Estas mensagens geralmente tentam assustá-lo para fazer com que você aceite o que está sendo oferecido. Feche estas janelas