Dicas para Estudar
Por mais repetitivo que pareça, a qualidade do sono é fundamental para a saúde da sua mente. Tenha no mínimo oito horas de sono; isso permite que seu cérebro seja ativado e renda o máximo possível, o que evita as distrações enquanto você estuda.
2. Planeje as sessões de estudo
Para que você tenha um bom rendimento em menos tempo, é necessário planejar detalhadamente cada uma das suas sessões de estudo. Leve em conta que longos períodos de estudo não irão ajudá-lo a absorver melhor o conteúdo e crie esquemas de estudos que durem no máximo 45 minutos seguidos. Descanse por 10 minutos e depois volte a estudar novamente.
3. Melhore as suas anotações
Para gastar menos tempo nos estudos sem que a qualidade do processo seja prejudicada você vai precisar de anotações claras, concisas e objetivas. Se você tomou notas durante a aula, passe-as a limpo antes de começar a estudar. Se o que você precisa estudar é um livro, leve o seu tempo para extrair as ideias-chave e fazer um resumo. Isso pode te custar tempo durante o processo, mas sem dúvida vai diminuir suas horas de estudos.
5. Desenvolva sua concentração
É necessário evitar todo e qualquer tipo de distração. Comece por objetos que chamam a sua atenção mais do que o estudo, como computadores, televisão, livros, celulares, etc. Além disso, procure evitar as distrações mentais.
6. Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo dia
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.
7. Estude sozinho
Vamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. A melhor dica para um bom estudo, aliás, e explicar a matéria para si mesmo.