Dicas para elaboraçao referencial teórico
Professora: Raíssa Pimenta Pires
DICAS PARA UMA BOA ELABORAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO
Referencial teórico
Também chamado Estado da Arte, tem por objetivo apresentar os estudos sobre o tema, ou especificamente sobre o problema, já realizados por outros autores. Marion, Dias e Traldi (2002, p. 38) afirmam que o referencial teórico tem como finalidade “mostrar ao(s) avaliador(es) do projeto que o autor detém conhecimento suficiente do assunto em que seu projeto está inserido, buscando aprofundamento no tema que escolheu”. É neste momento que se faz a revisão da literatura existe sobre o tema/problema que serão desenvolvidos. O referencial teórico é o elemento do projeto que dá contextualização e consistência à investigação. Segundo Bianchi, Alvarenga e Bianchi (1998, p. 36), Para ter credibilidade, um trabalho acadêmico deve fundamentar-se em teorias reconhecidas. (...). No mundo atual, costuma-se dizer que não há mais descobertas, mas sim invenções, ou seja, reelaborações de conceitos, teorias e ações. Portanto, para que o aluno possa atingir seus objetivos, tem de revisar a literatura, ou seja, ler o que foi publicado anteriormente, apresentando seu trabalho apoiado em base sólida de conhecimentos e práticas reconhecidas.
A revisão bibliográfica de um projeto, de acordo com Marion, Dias e Traldi, “tem a finalidade de construir bases mínimas para nortear o estudo a ser realizado” (2002, p. 38). Assim, não precisa ser algo muito aprofundado. Os referidos autores reafirmam: “não se pode perder de vista que o que se busca é estabelecer parâmetros”.
Onde obter informações para se elaborar o referencial teórico: ➢ Mídia eletrônica ➢ Livros ➢ Periódicos ➢ Teses ➢ Dissertações ➢ Relatórios de pesquisa
Como operacionalizar o referencial teórico:
1) Procurar obras que façam referência à área, ao tema e ao problema