Dicas de redação
Procure não defender um único lado do assunto em questão. Seja flexível. Faça sua redação mostrando as conseqüências e os benefícios do assunto proposto. Por exemplo: Se eles te pedirem pra falar sobre a água, comece expressando a importância dessa substância, dando idéias de como economizá-la, depois expresse as conseqüências que pode haver com a escassez desse recurso natura, etc.. (seja criativo, mas não exagere nas invenções) Dê um espaço de “dois dedos” da margem da folha para iniciar a escrita de sua redação. NUNCA salte linhas entre um parágrafo e outro. Utilize SEMPRE letra maiúscula depois de colocar ponto final na frase anterior. Tente terminar a escrita de seu parágrafo do meio ao final da mesma linha, pois parágrafos terminados na linha seguinte também geram penalidades à sua redação.
Por exemplo: Incorreto: “A água é muito importante para a sobrevivência, pois ela tem sais minerais essenciais para a nossa saúde. Além disso, esse recurso natural é bastante utilizado em vários setores industriais, principalmente alimentício.” (Não deve sobrar esse espaço na linha final do parágrafo)
Correto: “A água é muito importante para a sobrevivência, pois ela tem sais minerais essenciais para a nossa saúde. Além disso, esse recurso natural é bastante utilizado em vários setores industriais, principalmente alimentício.”
Inicie sua redação sempre com uma frase afirmativa para transmitir ao leitor segurança sobre o assunto. Por exemplo: “A água é muito importante para a sobrevivência, pois ela tem sais minerais essenciais para a nossa saúde.”
Evite utilizar palavras no gerúndio, ou seja, palavras terminadas em NDO.
Por exemplo: A frase “Vamos estar tentando diminuir o desperdiço de água...”, você deve substituí-la por “Vamos tentar diminuir o desperdiço de água...”. Na frase “... estamos caminhando para a seca sempre que desperdiçamos a água...”, você deve substituí-la por “... caminhamos para a seca sempre que desperdiçamos