Dicas de Redação
Resolvi escrever algumas palavras introdutórias visando não apenas nossa disciplina, mas abrangendo alguns assuntos que você poderá utilizar para melhorar o desempenho e o rendimento em inúmeras disciplinas.
Abaixo existe uma lista de dicas, sugestões e orientações que não foram colocadas por ordem de importância, mas observe todos esses itens, cuidadosamente durante o processo de construção dos seus trabalhos.
Antes de tudo... leia as informações sobre o assunto da disciplina, faça um percurso por revistas científicas online (scielo.com.br) e outros, e fique atento a algumas informações, que com o tempo, compartilharei, sempre que julgar necessário. • Plagio: você já deve saber o que é plágio, que é crime, que não se deve fazer, que se fizer será reprovado, etc. Então cuidado com isso... Toda vez que você copia alguma coisa da internet, de livros, etc. e não coloca a fonte, isso é plágio e utilizamos (nós orientadores) de softwares capazes de perceber esse tipo de ação. Toda vez que recebo um texto novo esse é meu primeiro procedimento – descobri se é plágio, ou seja, se você copiou e não colocou a fonte, nem olho o resto te devolverá para que faça a adequação.
Obs.: aqui a primeira vantagem de se utilizar a ABNT, você pode copiar sim coisas de outras fontes escritas ou ditas (citação direta), você pode reescrever coisas que outras pessoas escreveram e colocar sua interpretação (citação indireta), você pode colocar notas de trabalhos de aulas (citação), enfim... tem como fazer isso e deve fazer, principalmente porque são esses
“outros autores” que darão credibilidade no seu trabalho. Use as regras de citação adequadamente, sempre. Qqr duvida de como fazer, como utilizar tal texto, etc. – entre em contato.
• Cuidado com texto do Google e de fonte não científicas. Lembre-se você produzirá um documento que ficará armazenado numa biblioteca (real/virtual) e servirá de fonte pra futuros colegas.
Busque sempre artigos