dicas de redacao
assim, desse modo- têm valor exemplificativo e complementar.
Ainda- para incluir um elemento a mais num conjunto de idéias. aliás, além do mais, além de tudo, além disso - serve para dar um golpe final num argumento contrario.
Mas, porem, todavia, contudo, entretanto – marcar oposição entre dois enunciados. embora, ainda que, mesmo que - para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento, diminuir sua importância.
este, esse e aquele - são chamados termos anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos, inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.
causa: por causa de, graças a, em virtude de, em vista de, devido a, por motivo de consequência: conseqüentemente, em decorrência, como resultado, efeito de
em contrapartida, se por um lado... / por outro... – abordam uma divergencia de opinioes.
Mesmo quando se destacam características positivas, é bom utilizar ponto negativo. Neste caso,destaca-se que a importância dos pontos positivos minimizam a negatividade do outro argumento
Na construção da introdução, a utilização de um dos métodos apresentados não seria suficiente.Deve-se, num segundo período, lançar as idéias a serem explicitadas no desenvolvimento. Para tanto pode-se levantar 3 argumentos, causas e conseqüências, prós e contras. Lembre-se de que as explicações e respectivas fundamentações de cada uma dessas idéias cabem somente ao desenvolvimento.
EXEMPLO - Escassez de energia elétrica - Destacam-se como fatores preponderantes para esse processo o aumento populacional e a má distribuição de energia que podem acarretar novo racionamento.
- abordagem histórica: compara-se o antes e o hoje, elucidando os motivos e conseqüências dessas transformações. Cuidado com dados como datas, nomes etc. de que não se tenha certeza.
- abordagem comparativa: