Dicas de qualidade: Diagrama de Pareto, Ishikawa e 5W1H
Como fazer o diagrama de Pareto?
Alguns passos importantes: determine o tipo de perda que você quer investigar. especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer investigar. organize uma folha de verificação com as categorias do aspecto que você decidiu investigar. preencha a folha de verificação. faça as contagens, organize as categorias por ordem decrescente de freqüência, agrupe aquelas que ocorrem com baixa freqüência sob denominação “outros” e calcule o total. calcule as frequências relativas, as frequências acumuladas e as frequências relativas acumuladas.
Por exemplo, como seria a distribuição das peças segundo o tipo de defeitos:
Defeito Frequênciarelativa Frequência acumulada
A 0,35 0,35
B 0,25 0,6
C 0,15 0,75
D 0,1 0,85
E 0,1 0,95
D 0,05 1
Total 1 figura 1_postnovembro1 O diagrama de Pareto estabelece prioridades, isto é, mostra em que ordem os problemas devem ser resolvidos. verifique e teste diversas classificações, antes de fazer o diagrama definitivo estude o problema medindo-o em várias escalas quebre grandes problemas ou grandes causas em problemas ou causas específicas, estratificando ou subdividindo em aspectos mais específicos.
O diagrama de Pareto é uma figura que permite visualizar a estratificação de dados segundo critérios de priorização. É uma forma de descrição gráfica onde procuramos identificar quais itens são responsáveis