Dicas de poker
Ao se deparar com uma c-bet, tenha em mente que a maioria dos flops erram a maioria das mãos, principalmente em pots com somente 2 jogadores. Mas para se defender bem é necessário leitura do vilão.
Caso não possua um programa de estatísticas, preste atenção nas mãos em que não estiver envolvido e observe a frequência com que seus adversários aplicam c-bets. Essas c-bets são de que valor? Meio pot, 2/3 do pot, do tamanho do pot? Lembrar esses detalhes fará diferença quando enfrentar esse jogador.
Um bom jogador fará c-bet em pelo menos 50% das vezes em que é o raiser pré-flop, podendo chegar a 75%. Com essa freqüência é difícil identificar quando ele tem ou não uma boa mão. Jogadores que c-betam menos que isso geralmente só o fazem se acertam algo, quando possuem um draw forte ou seguram um par feito na mão. Os jogadores que c-betam mais de 75% dos flops, geralmente o fazem com quaisquer duas cartas, tendo acertado ou não.
A freqüência de c-bets, juntamente com o valor delas ajudam a decidir o que fazer. Caso o vilão tenha 95% de c-bets e sempre c-beta o pot, não se assuste quando ele fizer o mesmo contra você, pois ele irá fazer. Já se o jogador aplicar apenas 25% de c-bet, o ideal é continuar na mão somente se tiver acertado algo forte, geralmente um par baixo não será suficiente.
Sendo assim, teremos basicamente três situações no flop.
1: Acertou bem o flop ou o nuts
O melhor cenário possível. Você terá um top pair com top kicker, set, straight, flush nuts ou melhor. Em um pot multi-way, o ideal é dar call para atrair o call de outros vilões, tornando o pot maior. Um raise provavelmente isolará apenas 1 vilão, e esse não é o objetivo. O call também pode induzir o vilão a blefar ou semi-blefar uma segunda vez (second barrel).
Outra linha é dar raise na c-bet. Nesse caso o vilão só continuará na mão se tiver acertado algo como um par ou um